Image //www.softwaredecalibracao.com.br/wp-content/uploads/2018/08/o-que-e-o-programa-de-ensaio-de-proficiencia-pep.png

O que é o Programa de Ensaio de Proficiência (PEP)?

Autor: Categoria: Laboratório Sem comentários

Imprimir artigo
Muitos laboratórios que estão se preparando para acreditação na ISO 17025 ou que já são acreditados passam pelo Programa de Ensaio de Proficiência (PEP). Inclusive, a aprovação em um desses programas é um documento exigido para que o laboratório inicie sua acreditação na ISO 17025:2017.

Sei que alguns profissionais da área da metrologia ainda têm dúvidas do que se tratam esses ensaios, então pensei em escrever esse artigo para explicar o que você precisa saber para participar de um PEP.

O que é o Programa de Ensaio de Proficiência?

O ensaio de proficiência é uma maneira de você saber se os seus resultados de ensaios e calibrações são válidos. Em um PEP, uma empresa ou órgão responsável (Inmetro ou redes metrológicas) irá enviar um instrumento padrão para que você faça a calibração ou ensaio. Depois, você irá devolver o equipamento junto com o certificado.

Quando a empresa responsável pelo PEP receber os seus resultados e os resultados dos outros participantes, fará uma comparação entre eles e ao final do processo você receberá um relatório com essas informações. Esse relatório não terá dados que identificam outros laboratórios, apenas os resultados do certificado de calibração de cada um para que você possa conferir.

Existem alguns casos, como calibração de balança, em que o equipamento não pode ser enviado até o laboratório. Então você deverá enviar o seu técnico até o local em que se encontra a balança para realizar o procedimento de calibração e emitir o certificado no provedor do PEP.

Preciso participar de um PEP, o que eu faço?

O próprio Inmetro dispõe de uma página com informações sobre os PEP’s que estão sendo organizados e as redes metrológicas também divulgam essas informações. Inclusive, se você quiser, o seu laboratório pode organizar e realizar um PEP. Existe até mesmo uma norma, a ISO 17043, que trata especificamente dos requisitos para tornar-se um provedor de Programas de Ensaios de Proficiência.

Para participar de um desses ensaios, o laboratório deve pesquisar no site do Inmetro ou na rede metrológica que participa para conferir se está em vista a realização de algum ensaio do seu interesse. Normalmente a inscrição é feita pelo próprio site.

Depois da inscrição e pagamento da taxa (normalmente varia entre R$1.500,00 e R$2.000,00), o organizador vai te enviar as instruções para que você faça a calibração ou ensaio na área em que o PEP está sendo organizado.

Vantagens de participar de um PEP

Além de ser um requisito para obter a acreditação na ISO 17025:2017, participar de PEP’s te ajuda a identificar possíveis falhas nos processos do laboratório e isso promove uma constante evolução nas atividades.

Isso acontece porque a comparação entre os resultados do seu laboratório com os outros permite validar a precisão do método utilizado e, consequentemente, oportuniza melhorias nos processos para aumentar a confiabilidade dos seus cálculos.

Mesmo se você for reprovado em um PEP, depois de fazer alguma ação corretiva com base no resultado negativo, você pode participar de um novo ensaio de proficiência. Isso ajuda a verificar a eficácia das ações corretivas que você fez, com base nos resultados obtidos antes e depois dessas ações.

Você já participou ou organizou algum PEP no seu laboratório? Compartilhe a experiência com a gente aqui nos comentários.