Image //www.softwaredecalibracao.com.br/wp-content/uploads/2018/05/etapas-para-certificacao-na-iso-17025.png

Etapas para acreditação na ISO 17025

Autor: Categoria: Laboratório 2 comentários

Imprimir artigo
A acreditação de um laboratório de ensaio ou calibração representa a comprovação da competência técnica desse laboratório para realizar os serviços descritos em seu escopo de trabalho.

Como todo processo de certificação, na acreditação baseada na ISO 17025 o laboratório precisa passar por algumas etapas para que no final tenha sua competência reconhecida pelo INMETRO. Essas etapas são:

  • Preparação do laboratório;
  • Envio da documentação;
  • Auditoria do INMETRO.

Neste artigo irei passar uma visão geral de cada uma dessas etapas para a acreditação dos laboratórios de metrologia.

1- Preparação do laboratório

O primeiro passo para obter a acreditação é conhecer a norma ISO 17025 e estruturar os processos do laboratório com base nos requisitos dela. Dessa forma, o laboratório terá um sistema de gestão documentado aderente à norma.

Nessa etapa, o laboratório também precisa definir o seu escopo de trabalho, ou seja, especificar a área em que vai buscar a acreditação, quais os tipos de instrumento que irá atender, as faixas suportadas por seus padrões, o cálculo de incerteza que será adotado, entre outras questões mais técnicas.

Para evidenciar sua competência técnica, é necessário participar de um Programa de Ensaio de Proficiência, que consiste na comparação do seu resultado com outros laboratórios RBC ou que também estão buscando sua primeira acreditação.

2- Envio da documentação

Tudo o que é feito na preparação do laboratório deve ser evidenciado em forma de documentos para poder dar entrada no processo de acreditação. A documentação é enviada ao INMETRO, para avaliação e agendamento da auditoria.

Nessa etapa, toda essa documentação é verificada com relação ao cumprimento dos requisitos da norma, para que o laboratório possa seguir para o próximo passo.

3- Auditoria do INMETRO

A auditoria é a etapa mais prática de todo o processo: o laboratório que chega até essa fase já reajustou seu fluxo de trabalho conforme a norma e evidenciou isso ao INMETRO. O processo ocorre conforme a ISO 17025 e o laboratório precisará mostrar, na prática, tudo aquilo que foi enviado na documentação.

Na auditoria podem surgir NCs (não conformidades), mas pode ficar tranquilo, pois você não precisará passar por outra auditoria. Basta evidenciar ao INMETRO que você tratou essas NCs dentro do prazo estabelecido, e então eles avaliarão esses dados, liberando para a avaliação do CGCRE.

Depois de ter passado com sucesso pela auditoria (com ou sem não conformidades), toda a documentação do processo chega à comissão do CGCRE para que seja avaliada. Estando tudo certo, ocorre a assinatura e concessão da acreditação ao laboratório.

 

É importante sempre ter em mente que a acreditação do laboratório não serve apenas para ter um certificado na parede e selos nos instrumentos calibrados, mas sim, significa estar sempre em busca da qualidade e excelência. De nada adianta obter a certificação se o laboratório deixa a desejar nos serviços executados e não se preocupa com a satisfação dos clientes.

Bom, nesse artigo procurei passar uma visão geral do processo de acreditação na ISO 17025 e suas etapas, espero ter te ajudado a entender melhor como isso ocorre. No próximo artigo irei focar na etapa de preparação do laboratório.

Espero que tenha gostado do texto e comenta aí o que você achou! Até a próxima.