Image //www.softwaredecalibracao.com.br/wp-content/uploads/2018/03/entenda-as-diferencas-entre-laboratorios-rbc-e-rastreados-1.png

Entenda as diferenças entre laboratórios RBC e rastreados

Autor: Categoria: Laboratório 10 comentários

Imprimir artigo
Quem trabalha com metrologia sabe que é bem comum surgir o questionamento do que vem a ser laboratórios RBC e laboratórios rastreados, e muitas vezes ficamos em dúvida sobre as diferenças entre eles. Pensando nisso, resolvi escrever esse post procurando esclarecer melhor as diferenças principais entre rastreado e RBC.

Laboratórios RBC (Acreditados)

Um laboratório pode ser chamado de RBC, ou acreditado, após receber o reconhecimento do INMETRO. Esse reconhecimento é sobre os métodos e procedimentos adotados pelo laboratório, e garante a sua eficácia e a rastreabilidade das medições. A verificação do trabalho e a acreditação do laboratório ocorre por meio de auditorias periódicas realizadas pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação).

Outra característica importante dos laboratórios acreditados é nos certificados de calibração que eles emitem. Esses certificados possuem um selo do INMETRO com o código da acreditação do laboratório, o que evidencia que ele pertence a Rede Brasileira de Calibração (RBC) e seus certificados são aceitos praticamente no mundo todo.

Esses laboratórios também recebem um Escopo de Serviço Acreditado, que também é disponibilizado no próprio site do INMETRO. O documento contém as faixas de calibração que o laboratório pode fazer e as melhores incertezas que ele pode obter. Isso facilita muito para as indústrias que estão procurando por um laboratório para realizar suas calibrações RBC, pois podem consultar diretamente na internet o que laboratório faz e sob quais condições.

RBC – Rede Brasileira de Calibração

A RBC é constituída por laboratórios credenciados a CGCRE. Esses laboratórios estão constantemente participando de capacitações técnicas e melhorias nos processos, justamente porque têm como base a ISO 17025 e possuem um sistema da qualidade.

As áreas que esses laboratórios credenciados podem abranger são: dimensional, eletricidade, força, massa, massa específica, pressão, temperatura, tempo e frequência e volume.

Uma observação muito importante é que os laboratórios não precisam ser acreditados em todas as áreas. Por exemplo, um laboratório pode ter acreditação para o escopo de pressão e mesmo assim calibrar temperatura. As calibrações na área de pressão serão RBC e de temperatura serão rastreadas.

Laboratórios Rastreados

Ao contrário dos laboratórios acreditados, os laboratórios rastreados têm seus métodos desenvolvidos internamente e não passam pelas auditorias e avaliações do INMETRO. Dessa forma, não fazem parte da Rede Brasileira de Calibração.

As calibrações rastreadas não possuem o selo de acreditação e precisam fechar a cadeia de rastreabilidade de medição  até seus padrões. Isso quer dizer que os laboratórios rastreados precisam disponibilizar evidencias aos clientes para comprovar a rastreabilidade das calibrações à RBC. Um bom exemplo disso são os certificados dos padrões que devem ser disponibilizados aos clientes, evidenciando dessa forma a rastreabilidade de medição.

Já que a calibração rastreada não tem seu método avaliado periodicamente pelo INMETRO, a busca de informações e atualização dos processos parte do próprio laboratório. Uma ótima forma de buscar novas ideias e métodos é por meio de participação em Comparações Interlaboratoriais ou Ensaios de Proficiência, em organismos credenciados pela CGCRE ou pelo EPTIS.

Nesses eventos são reunidos tanto laboratórios RBC quanto rastreados. Por isso, é uma excelente oportunidade para trocar experiências com outros profissionais da área, podendo encontrar novas formas de melhorar seu processo ou até mesmo confirmar a qualidade dele.

O mais importante é entender que não significa que um laboratório rastreado realize serviços de má qualidade. A diferença é que seu processo não é reconhecido, avaliado ou acompanhado pelo INMETRO. Isso pode ser compensado com a realização de serviços com responsabilidade, qualidade, de maneira eficaz e honesta.

 

Nesse artigo falei um pouco sobre as diferenças entre laboratórios RBC e laboratórios rastreados, e vimos que o que muda principalmente é que os acreditados passam periodicamente por avaliações do INMETRO. Espero que o conteúdo tenha sido útil e seria muito legal saber o que vocês acharam, então deixe seu feedback nos comentários.

Aguardo vocês nos próximos artigos. Até lá!